Subsídios para o Professor de História

QUESTÃO INDÍGENA


A fim de oferecer subsídio para tratar das questões indígenas em sala de aula e dar apoio à implementação da lei 11.645/08, sugerimos o link abaixo para enriquecer suas aulas.
  



ACERVO DIGITAL  do MAE - MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA USP



O acervo do MAE é composto por aproximadamente 1.500.000 itens, incluindo objetos arqueológicos e etnográficos produzidos em diferentes continentes e em épocas diversas, desde a Europa Paleolítica, com dezenas de milhares de anos de antiguidade, até a produção recente de artefatos dos povos indígenas do Brasil. O acervo tem origem nas antigas coleções dos setores de Arqueologia e Etnologia do Museu Paulista, do antigo Museu de Arqueologia e Etnologia, do Instituto de Pré-História, do Departamento de Antropologia da USP e das pesquisas atualmente realizadas por professores e alunos.

Click aqui e confira.



Banco de Atividades de Apoio
Separamos abaixo, algumas sugestões de aulas e atividades que podem ser utilizadas nas séries do Ensino Fundamental. Estes conteúdos se referem às atividades que podem ser utilizadas em salas de RI (Recuperação Intensiva) ou em salas regulares do 5º ao  9º ano.
Fica ao critério do professor adaptar a atividade à sua aula. Estas atividades são aleatórias e apenas a título de sugestão para auxiliar o professor, caso o mesmo deseje
Caso o professor necessite de algo específico, após a avaliação diagnóstica com a turma, especialmente nas salas de RI, solicitamos entrar em contato com a PCNP Carolina no Blog Pedagógico ou acessar ao Blog de História da DE http://historiadeosasco.blogspot.com.br
Bom trabalho a tod@s.
Carolina Oliveira Ribeiro
Núcleo Pedagógico Região Osasco
11- 22848138
Sites de Referência para Elaboração Destas Sugestões em:
História e Cultura Afro Brasileira e Indígena




 Outros Conteúdos do Currículo

História Geral e do Brasil
Feudalismo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá aprender com esta aula algumas características sobre a sociedade feudal e como essa mesma sociedade entrou em crise. Além disso, compreenderá como a crise do sistema feudal trouxe em seu bojo condições para o nascimento do Capitalismo. 

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno já deverá ter visto alguns aspectos sobre as invasões de diversos povos ocorridas na Europa a partir do século V até ao século X, pois essas invasões contribuíram para a formação do Feudalismo. 

Estratégias e recursos da aula
AULA 1
Nesta primeira aula, o professor relembrará aos alunos como a sociedade feudal estava constituída social, política e economicamente.
Sociedade feudal
Discuta com os alunos o texto abaixo.
"Era característica do mundo feudal o seu aspecto rural e auto-suficiente, ou seja, a produção estava voltada para o consumo local. Nessa sociedade medieval, grande parte da população era formada por servos, e pessoas ligadas à terra por fortes tradições e vínculos jurídicos.
Submetidos à autoridade do senhor feudal, os servos eram responsáveis pelos trabalhos nos feudos. O senhor feudal eram quem detinha o poder dentro de sua terra. Uma espécie de legislador que decidia sobre a justiça, produção e, sobretudo, práticas judiciais.
Nessa sociedade feudal, a mobilidade social era rara. Grosso modo, o sujeito que nascia servo continuava toda sua vida sendo servo, isto é, cuidando dos interesses de seu senhor.
Consolidado a partir do século IX, o sistema feudal era baseado na troca recíproca entre o servo e seu senhor. O que se quer dizer é que os servos trabalhavam para o senhor da terra, pagando-lhe com produtos pela utilização da terra, e em troca recebia de seu senhor a proteção militar. Essa proteção dada pelo senhor feudal, gerava uma relação de dependência e gratidão por parte do servo, no qual se denominou vassalagem. Como não havia um trabalho assalariado, tanto o senhor feudal quanto o servo estavam ligados em uma rede de dependências.
Pode-se chamar o feudalismo de um sistema econômico, político e social característico da Europa da Idade Média. Como já foi dito acima, as relações servis de produção baseavam-se na interdependência entre o senhor feudal (dono da terra) e o servo (que dependia dessa mesma terra para sobreviver). Este deveria cumprir as obrigações servis, entregando parte de sua produção ao senhor e prestando serviços gratuitos."
As obrigações serviseram um conjunto de impostos e tributos que os servos deveriam pagar a seus senhores. Os servos tinham que entregar a estes parte de sua produção agrícola (a talha). Eram obrigados também a trabalhar gratuitamente nas terras do senhor (corvéia) e não podiam se deslocar do feudo sem permissão. Além disso, deveriam pagar impostos indiretos ou adicionais, como as banalidades pelo uso do forno e do moinho, e a mão-morta, paga quando um camponês sucedia a seu pai na posse do lote arrendado. (PAZZINATO, Alceu Luiz; SENISE, Maria Helena Valente. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Ática, 2000. p. 7.)

Estrutura de um feudo: 1. Manso senhorial; 2. Manso servil; 3. Manso comunal. Disponível em:
Os alunos, depois de discutir o texto e observar as imagens, irão assistir ao vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=21ATNLKuHyU.
Como atividade nesta aula, os alunos irão reunir-se em grupos de, no máximo, cinco pessoas e produzirem uma pequena tabela (cada aluno deverá fazer essa tabela em seu caderno), com as principais características do sistema feudal, como, por exemplo, aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais. Os grupos poderão utilizar-se da Internet para realizar a sua tarefa.
Alguns sites para a realização desta atividade:
AULA 2
Depois de compreenderem como as relações entre os homens estavam estabelecidas no período feudal, o aluno irá aprender com esta aula como esse sistema entrou em crise, iniciando-se assim o Capitalismo.
O professor exibirá aos alunos a aula em vídeo, disponível em:
Nesse vídeo estão descritas as principais características da crise do Feudalismo, isto é, a decadência dos feudos, o afrouxamento das relações servis, o nascimento dos burgos (cidades), o surgimento de classes nos burgos (a mais conhecida, a chamada burguesia).  Além disso, será abordada a crise dentro da Igreja, a fome, a peste e o esgotamento do solo.
Depois de discutir sobre o vídeo acima, o professor dividirá a turma em dois grupos. O primeiro grupo irá analisar o papel da burguesia como protagonista das mudanças ocorridas no período. O segundo grupo ficará responsável por analisar as consequências para os senhores feudais com o surgimento dos burgos.
Logo depois, os grupos, de frente um para o outro, irão debater sobre as principais características da crise do Feudalismo e o surgimento do Capitalismo. 



AULA 3

Nesta aula o professor irá trabalhar com os alunos acerca do surgimento dos burgos (cidades) e a sua ligação com o surgimento do Capitalismo.

Disponível em: http://www.not1.com.br/renascimento-comercial-e-urbano-burguesia-e-producao-baixa-idade-media


O professor deverá lembrar os alunos de que o período feudal se caracterizava pela ligação entre o senhor feudal e o servo, em que ambos estavam interdependentes. Com o fim das invasões bárbaras em finais do século XI, a Europa entrou em uma fase de estabilidade que resultaria no renascimento da atividade econômica e, consequentemente, no surgimento das cidades e trocas entre os homens, pelas feiras que se estabeleciam no interior da região.

A descoberta de novos métodos empregados na agricultura, como o arado de ferro e a enxada, acarretou o melhoramento nas práticas produtivas agrícolas, o que, por sua vez, gerou um excedente agrícola que contribuiu para o surgimento do comércio. Em outras palavras, o excedente provindo das terras feudais foi, mais tarde, comercializado nos burgos. As trocas comerciais ficaram intensas e, por isso, houve a necessidade da criação de moedas para facilitar as trocas. 

Com o surgimento dos burgos, surgiu também o trabalho assalariado e possibilidades de enriquecimento. Esse atrativo trouxe para os burgos muitos camponeses, artesãos e servos, que vislumbravam melhores situações de vida do que aquelas vividas nos feudos. A princípio os burgos funcionavam dentro dos feudos e, por isso, os seus habitantes necessitavam de pagar impostos e taxas aos senhores feudais.

A cobrança de direitos de passagem e a falta de unidades de moedas, pesos e medidas dificultavam a expansão comercial. Isso levou os habitantes dos burgos a organizarem associações coletivas, chamadas comunas. Estas associações conseguiram impor aos senhores feudais restrições aos seus direitos, através das cartas de franquia que puseram fim aos laços de servidão das cidades, suprimindo os entraves ao desenvolvimento do comércio. (PAZZINATO, Alceu Luiz; SENISE, Maria Helena Valente. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Ática, 2000. p. 9).


A consolidação da figura do rei proporcionou, também, o fortalecimento da burguesia. A figura do senhor feudal, grosso modo, foi substituída pela figura do rei. A burguesia passava a apoiar o rei e a contribuir para o seu fortalecimento. A burguesia desejava um Estado centralizado em que poderiam unificar e desenvolver o comércio.

Como atividade final, os alunos irão desenvolver (individualmente ou em grupos de, no máximo, três alunos) uma música, uma história em quadrinhos, uma tirinha, um poema ou um vídeo sobre as principais características da transição do Feudalismo para o Capitalismo.

O aluno poderá escolher um tema exposto na aula para desenvolver, isto é, poderá optar pela relação servil entre o senhor feudal e o servo, o surgimento dos burgos, os impostos, a associação entre o rei e a burguesia, a necessidade de moedas, etc.


Recursos Complementares para idade média

Material de apoio ao professor:







 Sites para a realização da primeira e da segunda atividades:




Lista de filmes sobre a temática que o professor poderá expor aos alunos:

- As cruzadas;

- As aventuras de Robin Hood;

- O flautista Mágico;

- O incrível exército de Brancaleone;

- O senhor da guerra;

- A lenda da Flauta Mágica;

- O nome da Rosa;

- Lancelot.


(Lista de filmes retirados dos seguintes livros didáticos: MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2005; PAZZINATO, Alceu Luiz; SENISE, Maria Helena Valente. História Moderna e Contemporânea.  São Paulo: Ática, 2000.)

Avaliação


A avaliação consistirá na análise do professor diante da participação do aluno nas atividades acima propostas. O professor avaliará a capacidade do aluno na assimilação do conteúdo por meio das atividades propostas ao longo das aulas, principalmente na realização da terceira e última atividade, que deverá ser feita com o auxílio do professor.



Desenhos par colorir sobre a Idade Média
ATIVIDADES HISTÓRIA DO BRASIL


















PARA ENRIQUECER E DIVESIFICAR AS AULAS

Como sugestão para enriquecer suas aulas, listei abaixo alguns links interessantes de museus e mapas que poderão ser usados na sala Acessa de sua escola, ou até mesmo na sala de aula com o auxílio do data show.
  
Auschwitz-Birkeneau Memorial and Museum I e II



 Capela Sistina





Caverna Lascaux






The Metropolitam Museum





 
Palácio de Versalhes




Torre Eiffel
http://www.panoramas.dk/fullscreen/fullscreen32.html






Taj Mahal Índia
http://www.panoramas.dk/fullscreen/fullscreen23.html








Atlas Histórico do Mediterrâneo







HISTÓRIA DA ÁFRICA 


A  UNESCO está lançando no Brasila tradução da Coleção História Geral da África.
Para visualizar  a coleção e fazer o download gratuito da coleção, clique no link abaixo:














FILMES  EM SALA DE AULA

 
POR QUE USAR FILME NA SALA DE AULA?

  • Abordar o cinema como uma das linguagens que permeiam a transposição didática e a prática epistemológica do saber histórico.
  • O cinema possui mensagens fílmicas individuais e múltiplas; mensagens que traduzem valores culturais, sociais e ideológicos de uma sociedade.
  • Refletir sobre a aplicação da linguagem midiática em sala de aula e especificamente na disciplina História.
  • levantando questões acerca da prática docente no que tange a projeção, e as lacunas analíticas que se formam ao longo dessa atividade por ser tratada de forma isolada e fragmentada.
  • Todo filme é um documento desde que corresponda a um vestígio do passado remoto ou imediato, tornando-o objeto de pesquisa e análise.

Para ler as sinopses de filmes sobre a África, click no link abaixo e, bom proveito








QUESTÕES E ATIVIDADES
 
Caros Colegas,

Selecionei a seguir algumas atividades e questões para dar apoio ao sua prática docente.

Existem outras atividades que estão disponíveis que se referem à questões que contemplam as matrizes curriculares do SARESP. Para ter acesso é só mandar um email para linacp_4@yahoo.com.br.

As atividades/textos abaixo estão divididos em 3 partes:

1º Parte - Questões do SARESP - com as habilidades avaliadas e comentário das respostas ao ítem;

2º Parte - Atividades complementares - podem ser usadas pelo próprio docente, se desejar, ou por outro professor no caso da ausência do professor da sala ;

3º Parte - Textos de apoio - alguns textos interessantes para apoiar a prática do professor em sala de aula.

4º Parte - Banco de questões de alguns vestibulares - para dar apoio aos professores do EM algumas questões da UNICAMP,USP,VUNESP

5º Parte - Telecurso 2000 -  vídeo aulas que oferecem um bom apoio para diversificação das aulas.

1º  Parte - QUESTÕES SARESP











2º Parte - ATIVIDADES COMPLEMENTARES










3º Parte - TEXTOS DE APOIO

O Homem Pré Histórico e o Meio Ambiente- Antonio Canto

Avaliar para promover setas do caminho - Jussara Hoffman

África - Culturas e Sociedades - Marta Heloísa Leuba Salum

A leitura crítica das fontes históricas- Daniela Talamoni Araújo Verotti

Linguagem Audiovisual

A palavra: Memória viva na África - Amadou Hampaté Bâ

A Vida Longa nas Linhas Retas -  Wolfgang Dopcke


4º Parte - Questões Vestibulares


UNICAMP
Para ter acesso às provas comentadas de 1998 à 2010,  clique aqui



FUVEST - 2010
Para ter acesso às provas, bem como aos gabaritos clique aqui



5ª Parte -  TELECURSO 2000


AULA 1 - ENSINO MÉDIO




 






3 comentários:

  1. Material excelente que gerou ideias novas que poderão ser incluídas nos planos para 2016. Certamente voltarei a consultar uma vez que as aulas acabam por mudar caminhos à medida que transcorrem.

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  2. Assina comentário de 01 de março de 2016
    Prof. Ana Maria Ferreira de Mello

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  3. Assina comentário de 01 de março de 2016
    Prof. Ana Maria Ferreira de Mello

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