Currículo e Planejamento

O Currículo Oficial do Estado de São Paulo foi editado em 2010 concluindo um ciclo de trabalho de implantação, avaliação e revisão da Proposta Curricular elaborada em 2008.


 você pode encontrar um bom canal para apoiar a implementação do Currículo paulista para o Ensino Fundamental – Ciclo II e o Ensino Médio em suas escolas e nas salas de aula.

Lá vocês encontraram diferentes materiais produzidos no âmbito do programa São Paulo faz escola.                    


 


PLANEJAMENTO

      
      A fim de contribuir positivamente com as ações dos professores, relacionei abaixo alguns sites e bibliografia importantes para auxiliar na produção do Planejamento de Curso e Planos de Aula, não somente no início do ano letivo, mas no decorrer do ano, lembrando que "...planejar é uma tarefa diária", e devemos ver e rever, os nossos caminhos sempre que se fizer necessário.


Sites

São Paulo Faz Escola http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?alias
=www.rededosaber.sp.gov.br/portais/spfe2009

Nas páginas deste Site encontram-se as Propostas Curriculares (Ensino Fundamental e Ensino Médio) para o Estado de São Paulo, documento de orientações para a gestão do currículo na escola dirigido especialmente às Unidades Escolares e aos dirigentes e gestores, além de, vídeos, notícias, atividades didáticas do professor e dos alunos para as aprendizagens específicas dos conteúdos de cada disciplina.

Ensino Fundamental I: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/spfe2009
/MATERIALDAESCOLA/PROPOSTACURRICULAR/ENSINOFUNDAMENTALCICLOI/tabid/1251/Default.aspx


Ensino Fundamental II e Ensino Médio: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/spfe2009
/MATERIALDAESCOLA/PROPOSTACURRICULAR/ENSINOFUNDAMENTALCICLOIIEENSINOM%C3%89DIO/tabid/1252/Default.aspx




Referência Bibliográfica Comentada

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. O livro aborda a trajetória da disciplina de história, problematizando o currículo escolar, os conteúdos e métodos de ensino. Enfatiza as concepções de aprendizagem de história enquanto processo, fundamentada nas teorias de Piaget e Vygostsky. Também aborda o uso de materiais didáticos, estudo do meio e uso didático de documentos.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP:Papirus, 2003.
A obra reúne experiências da autora como professora do ensino fundamental e médio, de didática e metodologia de ensino de história. Traz contribuições importantes para o ensino de História, tanto nos aspectos teóricos como práticos, evidenciando procedimentos didáticos próprios da disciplina.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros em Ação, Ensino Médio : Ciências Humanas e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC; SEMTEC, 2002.
Referência fundamental pelas indicações de atividades e textos para o trabalho dentro de cada uma das disciplinas que compõem as Ciências Humanas.

_____. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. História. MEC/SEF, 1997.
Publicação fundamental para o entendimento das competências em história, além das discussões sobre a metodologia a ser empregada para o desenvolvimento dessas competências.

_____. Ministério da Educação/Ministério Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana. Disponível em http://www.portaldaigualdade.gov.br/.arquivos/leiafrica.pdf. Acesso em 30 de agosto de 2010.

HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. 2. ed. rev. São Paulo: Selo Negro, 2008. O livro aborda temas fundamentais para a compreensão da história contemporânea dos países africanos como o papel da violência, da discriminação e das arbitrariedades dos regimes colonialistas.

FERRO, Marc. Cinema e história. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010. Livro fundamental para a fundamentação teórica relacionada a utilização do cinema como fonte histórica documental.